O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão foi criado pela Resolução nº 09 do Conselho Federal de Farmácia de 29 de outubro de 1962 e instalado, efetivamente, em 12 de abril de 1963, em sua sede provisória, no Edifício Itacolomi, localizada na Rua Grande, nº 67, no centro de São Luís. Ao longo desses anos tivemos 16 Presidentes. Atualmente, no exercício do cargo, como 17º Presidente: Dra. Gizelli Santos Lourenço Coutinho. Vejamos abaixo os Presidentes e seus respectivos mandatos:

1º – Dr. Antonio Benedito de Oliveira (12 de abril de 1963-1971 e 1974-1977);

2º – Dr. José Maria do Amaral (1972-1973);

3º – Dr. Antônio Pinheiro Gaspar (1978);

4º – Dr. Mário Correa Pecegueiro (1979-1981);

5º – Dr. José Maria Serejo Santos Jacinto (1982);

6º – Dr. Jonilton Santos Lemos (1983-1984);

7º – Dra. Maria Spíndola Moreira Corrêa (1985-1987 e 2002-2005);

8º – Dr. Osvaldo Reis Corrêa (1988);

9º – Dr. Carlindo Soares Gomes (1989-1990);

10º – Dr. Garibaldi José de Carvalho Filho (1991-1993);

11º – Dra. Rita Maria do Amparo Bacelar Palhano (1994-2001);

12º – Dra. Mary Jane Limeira de Oliveira (2006-2009);

13º – Dr. Ronaldo Ferreira Pereira Filho (2010-2013);

14º – Dra. Maria José Luna dos Santos da Silva (2014-2017);

15º – Dr. Amilson Álvares (01 de janeiro a 04 de maio de 2018) – Pres. Dir. Provisório;

16º – Dr. Carlos Augusto Barboza Toledo (05 de maio de 2018-2019);

17º – Dra. Gizelli Santos Lourenço Coutinho (Presidente em Exercício).

MISSÃO

“Zelar pela valorização do exercício da profissão farmacêutica, através da observância dos princípios éticos, oferecendo um serviço de qualidade e transparência, em benefício da saúde coletiva da população maranhense.”

VISÃO

“Regularizar os estabelecimentos que exploram serviços farmacêuticos, promover o desenvolvimento e valorização do profissional farmacêutico, para garantir seu reconhecimento pela sociedade e contribuir para a melhoria da saúde pública no Maranhão. Ampliar o campo de atuação do CRF-MA, descentralizando sua administração em todo o Estado.”

VALORES

“Legalidade; Impessoalidade; Moralidade; Publicidade; Eficiência; Razoabilidade, Ética e Transparência.”