Diretor Presidente
Dr. Luiz Fernando Ramos Ferreira

Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, com especialização em Magistério Superior, Administração de Empresas em Serviços de Saúde e MBA em Gestão Laboratorial. Chefiamos a Assistência Farmacêutica Estadual, estivemos à frente da Direção Geral do LACEN-MA por duas vezes, uma delas no pior momento da história recente, a Pandemia de COVID-19, e já fomos consultor do Ministério da Saúde. Estivemos como Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MA) e ainda hoje somos membro da Comissão de Ensino Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia. Exerço a carreira docente de ensino superior com muito amor, iniciando minha carreira na Universidade Ceuma, no curso de farmácia e posteriormente no Instituto Florence de Ensino Superior (Florence). Atualmente estou na direção geral do Laboratório Central do Município de São Luís – LACEM-SL pela segunda vez, e sendo docente, do curso de farmácia, do Centro Universitário Estácio São Luís.
Diretor Vice-Presidente
Dr. Tommaso Bini da Silva Sousa

Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) (2009 – 2013); Especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Faculdade Catedral (2014 – 2016); Especialista em Farmácia Hospitalar pela Faculdade Catedral (2015 – 2017); Especialista em Oncologia pela Universidade Estácio de Sá (2018 – 2019); Especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva – UTI pela Faculdade Unyleya (2022 – 2022); Presidente do Grupo de Trabalho em Oncologia do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão; Representante Regional da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) pelo Estado do Maranhão; Gerente de Farmácia e Farmacêutico Oncológico da Oncoradium Rede Onco.
Diretora Secretária-Geral
Dra. Eryna Ferreira de Alencar Souza

Mestranda em Educação para Saúde Social do laboratório CEPAC-Balsas. Especialista em Manipulação Magistral; Especialista em Saúde Mental; Especialista em Assistência Farmacêutica e Metodologia da Pesquisa. Graduada em Farmácia pela UFMA. Farmacêutica da Farmácia Santa Marina. Ex-Gestora Regional de Saúde, Ex-secretária Municipal de Saúde/Balsas e Riachão. Professora substituta CESBA. Farmacêutica – SESAU.
Diretor Tesoureiro
Dr. Carlos Vinicius Quadros Ribeiro

Ex Secretário Adjunto de Assistência à Saúde do Estado do Maranhão de 2020 a 2023, atualmente Assessor Especial da mesma secretaria. Professor titular da Faculdade Anhanguera São Luís e Bacabal. Ex Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – Regional MA 2018-2021. Conselheiro Estadual do Conselho Regional de Farmácia do Maranhão. Experiência na área de Farmácia e Gestão Pública, com ênfase em Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica, Assistência e Atenção Farmacêutica, Segurança do Paciente, Terapia Nutricional, Processos Acreditatórios, Gestão Hospitalar, Gestão de Processos do SUS, Controle Avaliação, Gestão de Contratos Públicos, Processos Licitatórios, atuando em órgãos privados e públicos. Mestre em Gestão de Programas e Serviços de Saúde, Doutorando em Exercícios Físicos e Promoção da Saúde.
Conselheiro Efetivo
Dr. Diego Cartaxo de Abrantes

Graduado em Farmácia, na FACIMP, conclusão em 2010. Atuou como farmacêutico na Drogaria Esperança (Campestre-MA), Atuou como farmacêutico na Ultra drogas (Imperatriz-MA), Atuou como farmacêutico na DROGARIA BIG BEN, Atuou como farmacêutico na DROGARIA GLOBO, Atuou como farmacêutico na FTB-FARMÁCIA DO TRABALHADOR DO BRASIL. Atualmente atua como farmacêutico RT na ODONTOMÉDICA DISTRIBUIDORA, HIPER FARMA e UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO – UPA IMPERATRIZ, MA.
Conselheiro Efetivo
Dr. Hiran Reis Sousa

Sou natural de Barra do Corda – MA, cresci no município de Graça Aranha – MA. Estudei o ensino médio em São Domingos do Maranhão – MA e Presidente Dutra – MA. Sou graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde também concluí o Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde. Atuo como docente do Ensino Superior no ensino farmacêutico desde 2016, sempre mostrando o máximo de empenho para promover um ensino de qualidade aos futuros colegas de profissão. Em 2020 recebi o reconhecimento como farmacêutico destaque na área de atuação da docência pelo CRF-MA. Atualmente sou membro efetivo da comissão de ensino do CRF-MA desde 2020.
Conselheira Efetiva
Dra. Josemeire da Costa Ximenes
Sou graduada em Farmácia/Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde pela UEMA e atualmente doutoranda em Ciências Farmacêutica pela UFPI. Sou especialista nas seguintes áreas: Gestão da Assistência Farmacêutica, e Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde. Desde 2005 atuou como farmacêutica do hemonúcleo de Caxias (Hemomar), nos setores de Imunohematologia e Controle de Qualidade. Atualmente exerço a função de docente do curso de Farmácia da Unifacema de Caxias.
Conselheira Efetiva
Dra. Karlla Regia Baima e Silva
Sou graduada em Farmácia pela Faculdade Pitágoras. Atuo em farmácias comunitárias e farmácia hospitalar pública. No CRF-MA fui membro do GT Jovens Farmacêuticos e GT de Farmácia Comunitária. Fui membro da Junta Governativa colaborando para a reabertura do nosso sindicato – SINFARMA.
Conselheira Efetiva
Dra. Kássia Leticia de Vasconcelos Silva
Sou natural de Bacabal – MA, graduada em Farmácia pelo Centro Universitário do Maranhão (UniCEUMA) e especialista em citopatologia oncótica. Em minha jornada profissional atuei em farmácia comunitária e farmácia hospitalar. Atualmente sou coordenadora da assistência farmacêutica no município de Bacabal, docente no ensino superior farmacêutico desde 2021 e delegada do conselho regional de farmácia.
Conselheira Efetiva
Dra. Mariana Amaral Oliveira

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Bioquímica pela Universidade CEUMA (2004). É especialista em Análises Clínicas pelo Instituto Laboro (2008), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2019). Possui 18 anos de experiência dentre os quais, já atuou em Farmácia Comunitária como Farmacêutica e Gerente de loja, Farmácia de Manipulação atuando no Controle de Qualidade, Centro de Atenção Psicossocial, Farmácia de Medicamentos Especializados (FEME), Farmácia Hospitalar e Laboratórios de Análises Clínicas em Hospitais Públicos e Privados, Assessoria Científica em Automação Laboratorial. Vasta experiência em coordenação e gestão. Farmacêutica bioquímica concursada pela Secretaria Municipal de Saúde, efetivada em 2010 onde atuou primeiramente como Chefe de Laboratório Hospitalar do Hospital Socorrinho II, sendo transferida em 2020 para o Hospital Socorrão II, também como Chefe do Laboratório Hospitalar da Unidade até Agosto de 2022. Atualmente é farmacêutica hospitalar no Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (SAMU). É também Farmacêutica Analista Clínica concursada pela Empresa EMSERH, onde atua no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão – LACEN-MA, trabalhando no Setor de Vigilância Laboratorial. Atua na docência no Curso de Pós Graduação da GAP-Pós Graduação.
Conselheiro Efetivo
Dr. Rodolfo Matheus Mendes Marinho

Graduado em Farmácia pelo Instituto Florence de Ensino Superior (IFES, 2018). Farmacêutico empreendedor, atuante em Farmácia Clínica e Consultório Farmacêutico, Ceo Farmácia Bem Estar, Docente da Faculdade Pitágoras e Farmacêutico destaque 2020 na categoria drogaria.
Conselheiro Efetivo
Dr. Wallace Borges Pacheco
Sou natural de São Bento – MA e cresci no município de São Luís – MA. Sou graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Magistério Superior pela Universidade Ceuma, mestre em Ciências da Saúde, e doutorando pela Universidade Ceuma. Fui farmacêutico de farmácia hospitalar na psiquiatria e atuo como docente, desde 2003, em universidades, sendo coordenador atual do curso de Farmácia da Universidade Ceuma.
Rolar para cima