Sexta, 26 Outubro 2018 19:08

CRF-MA promove I Encontro de Coordenadores de Cursos de Farmácia e NDE

Coordenadores de Cursos de Farmácia e representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de faculdades e universidades do Estado do Maranhão participaram do primeiro encontro promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

O evento propôs uma discussão sobre as diretrizes curriculares, processos de avaliação, tutoria e estrutura dos cursos de Farmácia, com foco no rendimento e progresso curricular do aluno e capacitação constante do docente, através de palestras ministradas pela palestrante Drª Márcia Mendes Cantano, mestre em Educação pela USP, e da Drª Ester Dalla Costa, Farmacêutica docente da Universidade Estadual de Londrina (PR).

Para o presidente do CRF-MA, Dr. Carlos Toledo, o encontro aconteceu pela preocupação com a formação do profissional farmacêutico, bastante discutida pela Comissão de Assessora de Ensino, uma vez que outros estados já estavam bastante adiantados nesse debate. “Procuramos fazer um contraste ao que realmente está acontecendo, com a adesão das instituições de ensino para a discussão das DCN’s. Devido à grande discussão levantada, estamos programando um segundo momento com os coordenadores e NDE, para as oficinas de reestruturação curricular”, completou.

Para a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Drª Patrícia Figueiredo, o encontro foi de extrema relevância quando propôs às instituições maranhenses conhecer realidades de outros estados que passaram por processos semelhantes. “Devemos discutir a nossa participação como docente e gestão, para que nós possamos enxergar de uma forma mais moderna as novas diretrizes curriculares”, destacou.

De acordo com a palestrante Drª Ester, as instituições devem cumprir as novas diretrizes curriculares e precisam se adequar a essa reforma até 2020. Ester trouxe a experiência de reformulação do currículo dos cursos de Farmácia no Estado do Paraná, que envolve os professores e uma análise crítica da própria DCE. “Devemos ter o foco nas pessoas e não só no medicamento, fazendo com que a DCN se transforme num projeto pedagógico também aqui no Maranhão. Agradeço ao conselho pelo convite, e parabenizo pela preocupação na formação desse profissional, que vai ser preparado para atender a população”, elogiou

Participaram do encontro, os membros da Comissão Assessora de Ensino e Ética, Dr. Luciano Mamede, e Dr. Earles Cantanhede, respectivamente, e coordenadores de cursos de Farmácia Luiz Fernando Ramos (Instituto Florence), Gizelli Santos Lourenço (Pitágoras), Lyslanne Carvalho Rodrigues (Febac/Pitágoras), Marcos Diego (Facimp/Wyden), Patrícia Figueiredo (UFMA), e Samira Abdalla da Silva (UNDB).