Quinta, 05 Outubro 2017 19:04

Presidente do CRF-MA recebe homenagem da Câmara Municipal de São Luís

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão prestigiou na tarde ontem, 04, sessão solene em homenagem a farmacêutica Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, também diretora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão pelos mais de cinquenta anos dedicados à Pesquisa Científica, no estudo da Fitoterapia. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de São Luís, e proposta pelo vereador Pavão Filho.

Na ocasião, a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna também foi homenageada pela Câmara Municipal de São Luís pela contribuição à doutora Terezinha Rêgo, juntamente com a reitora Nair Portela, que foi representada pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, Rosane Guerra.

“Eu presenciei o início dessa busca da professora Terezinha pela fitoterapia. Ela catalogou a flora maranhense mesmo antes do computador, da máquina fotográfica e de todo o aparato tecnológico que hoje utilizamos para pesquisa. Fazíamos o levantamento para classificação de cada vegetal, manualmente”, contou a presidente do CRF-MA, Dra Maria José Luna. E complementou dizendo "A homenagem é justa e em tempo certo, pela luta diária para a manutenção tanto do herbário quanto do horto, que englobam as diversas plantas medicinais. “Ela tem, durante esses cinquenta anos, conseguido arregimentar pessoas para continuar com o seu trabalho”, finalizou.

A farmacêutica também destacou que seu tempo na UFMA ajudou a criar toda a sua trajetória. “A universidade é a minha vida, lá eu comecei a minha história. Iniciei o curso de Farmácia, na década de 50, e só tenho a agradecer pelo carinho e respeito que a UFMA tem comigo, possibilitando que eu continue, mesmo aposentada, meu trabalho na instituição sem nenhuma restrição”, destacou. Segundo Terezinha Rêgo, já foram 75 medicamentos lançados pelo herbário, fazendo assim parte da história da fitoterapia do Brasil e do exterior. “A flora riquíssima do estado do Maranhão merece ser apoiada e mostrada tanto no País como fora dele”, contou.

“A prof. Terezinha Rêgo veio com ideias novas e trouxe pessoas na qual já vai deixando no seu legado no Maranhão e no mundo, e isso engrandece a profissão farmacêutica e engrandece a sociedade Ludovicense, e só posso dizer muito obrigado. Parabéns, por sempre colocar a farmácia em evidência, viva a farmácia e parabéns vereador, Pavão Filho, pois a homenagem foi em tempo e muito rica nesta tarde de hoje” ressalvou o conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar.

Ler 88 vezes Última modificação em Quinta, 05 Outubro 2017 19:19