Com os temas “Perspectivas para o futuro farmacêutico" e "Farmácia clínica” o diretor tesoureiro, Dr. Luiz Mário Silveira e a presidente da comissão cientifica, Dra. Elizangela Motta ministraram as palestras do Programa de Qualificação do Farmacêutico que foram realizadas na tarde da última sexta-feira (11) na Faculdade de Educação de Bacabal – FEBAC.

A presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna ficou imensamente feliz em levar a programação do PQF para a instituição de ensino “é uma honra sempre receber farmacêuticos e acadêmicos, e com isso cada vez mais destacamos assuntos pertinentes para as duas categorias no programa de qualificação do CRF-MA”.

O PQF é uma ação desenvolvida pela atual gestão do CRF-MA, com objetivo de proporcionar à classe farmacêutica atualização profissional nos diversos campos de atuação, através de ciclos de discussões, fóruns e oficinas.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) realizará nos próximos dias 11,12,19 e 25 de agosto, respectivamente em Bacabal, Pedreiras, Pinheiro e Imperatriz o Programa de Qualificação do Farmacêutico (PQF).

Em Bacabal no dia 11 de agosto, o PQF terá como abordagem as “Perspectivas para o futuro farmacêutico e Farmácia Clínica, os temas serão ministrados pelo Dr. Luiz Mário Silveira e Dra. Elizangela Motta, o Programa de Qualificação do Farmacêutico acontece a partir das 14h, na Faculdade de Educação de Bacabal - FEBAC.

No dia 12 de agosto, o PQF será realizado em Pedreiras, no Centro de testagem e aconselhamento – CTA, e terá como tema o “Curso Teórico e Prático: Cuidado e serviços farmacêuticos a portadores de diabetes” que acontecerá das 8h às 12h e das 14h às 18h, com a palestrante, Dra. Elizangela Motta.

Já em Pinheiro, o PQF será no dia 19 de agosto o Dr. Luiz Mário Silveira e Dr. Josué da Silva irão abordar os temas “Farmacêutico analista clínico X Biomédico e Cuidados Farmacêuticos” o início será de 9h às 11h e 14 às 18h, no Centro de capacitação de professores, localizado na Avenida Maria Pinheiro Paiva, no bairro Antigo Aeroporto.

Para finalizar a programação de PQFs em agosto, a comissão de estética do CRF-MA irá realizar uma capacitação em farmácia estética no dia 25 de agosto, na Facimp/DeVry, com início às 16h e término às 19h. Todas as inscrições para os PQFs são gratuitas.

O Programa de Qualificação do Farmacêutico tem como objetivo promover a educação continuada através de cursos de curta, média e longa duração, gerar uma aproximação mais estreita entre os profissionais e o CRF-MA.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) realizou, na tarde de sexta, 04, das 15h às 18h, o programa de qualificação do farmacêutico. O evento aconteceu no Instituto Universitário Atlântico - IUA, em São Luís, e abrangeu o tema “Nutracêuticos na prática clínica farmacêutica: impacto na saúde do idoso”.

Estiveram presentes no evento farmacêuticos e acadêmicos, o diretor do CRF-MA, Dr. Edson Belfort, a coordenadora do NEP, Dra. Luciana Freitas, os membros da comissão cientifica do CRF-MA, Dra. Elizangela Motta e Dra. Camila Biberg, e a representante da comissão de farmácia hospitalar, Dra. Patrícia Alves.

A presidente do CRF-MA, Dr. Maria José Luna não pode comparecer, mas agradeceu aos presentes por apreciarem mais um PQF realizado pelo CRF-MA, a palestrante “Eu estou plenamente grata pelo acontecimento de mais um PQF e honrada por sempre receber nossos farmacêuticos, que prestigiam e enriquecem seus conhecimentos”, destacou.

O encontro recebeu a palestrante Dra. Ana Cristina Lo Prete, doutora em Farmácia/Análises Clínicas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo.

“Fico muito feliz pela presença de todos nesta tarde de sexta, o CRF-MA está de parabéns por sempre proporcionar palestras e cursos para farmacêuticos e acadêmicos do estado” ressalvou a palestrante Dra. Ana Cristina Lo Prete.

 

No dia 5 de agosto, Dia da Farmácia, os farmacêuticos e a população brasileira ganham um novo canal de comunicação: a Rádio online News Farma, do sistema Conselho Federal/Conselhos Regionais de Farmácia (CFF/CRFs). Com o slogan “A Voz do Farmacêutico no Brasil”, a emissora promete ser fonte permanente de informação sobre saúde e também sobre assuntos relacionados à Farmácia e as entidades farmacêuticas. A rádio News Farma ainda proporcionará aos ouvintes o acesso a notícias atualizadas sobre política, economia e até esportes. Tudo isso, aliado a músicas da melhor qualidade.

Parte do conteúdo produzido será disponibilizado, via agência contratada, para rádios de todo o país. A programação inclui editorias como Conversa com o Presidente, CFF em Ação, Boletim do Conselheiro Federal, CRF em Foco e Agenda Farmacêutica.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, evidencia a importância de toda a categoria farmacêutica e a sociedade conhecerem e participarem desse novo projeto. "As matérias jornalísticas abordam desde a regulamentação que rege o exercício profissional e as diferentes áreas de atuação do farmacêutico até informações voltadas à educação em saúde, tendo como referência o conhecimento e a capacidade técnica dos farmacêuticos", explica.

Outro atrativo é o perfil musical selecionado. O repertório agradável contempla 50% de Música Popular Brasileira, incluindo rock nacional, 35% de pop e rock internacional e 15% de samba. A produção de conteúdo é de responsabilidade de uma agência especializada, em parceria com a equipe de comunicação do CFF.

A News Farma online pode ser acessada por meio do link: www.newsfarma.org.br. Dentro de alguns dias, a rádio poderá ser ouvida também por meio de celular, por meio de aplicativo para Android e iOS.

Ouça a mensagem do presidente do CFF, WALTER DA SILVA JORGE JOÃO, sobre o projeto da Rádio News Farma. Clique aqui.

 

Fonte: Comunicação CFF

Na manhã de ontem, 31, o Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Maranhão (MPMA) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão foi firmado na Procuradoria Geral de Justiça. O termo foi assinado pela presidente do CRF- MA, Dra. Maria José Luna dos Santos da Silva e pelo procurador-geral de justiça, Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, e revalidado com vigência de 60 meses.

Com a cooperação, o Ministério Público continuará tendo acesso aos cadastros de profissionais registrados no Conselho que sejam interessados em prestar serviços de assessoramento técnico-científico, para a instrução de processos judiciais ou procedimentos administrativos presididos por membros do MP. Estes serviços podem ocorrer na forma de vistorias, perícias, pareceres, consultas, avaliações, reavaliações, entre outras da instituição ministerial.

Pelo termo, o Conselho de Farmácia permanecerá a obter apoio dos promotores de justiça nas ações de fiscalização corroborando que a Farmácia é uma unidade de prestação de serviços destinada a prestar assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.

Para a presidente do CRF-MA, a assinatura do termo de cooperação técnica é a reafirmação do que vem sendo feito pelo conselho e o MP do estado “o CRF-MA continuará parceira do Ministério Público e estamos aqui reafirmando esse compromisso para que nossas ações de fiscalização conjunta tenham cada vez mais efeito", declarou a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.                         

Participaram, ainda, da assinatura do termo, a coordenadora do NEP, Dra. Luciana Freitas, o conselheiro federal de farmácia pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar e a procuradora jurídica do CRF-MA, Dra. Sylvia Fernanda F. Bastos.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realizará no dia 04 de agosto, o curso de formação continuada do Programa de Qualificação do Farmacêutico- PQF, com o tema “Nutracêuticos na prática clínica farmacêutica: impacto na saúde do idoso.”, que será apresentado pela farmacêutica Dra. Ana Cristin Lo Prete. O curso terá início às 15h, na sala do “Instituto Universitário Atlântico - IUA”, na Rua das Sucupiras - Renascença, em São Luís. As inscrições já estão disponíveis no sistema de eventos, por meio do endereço: INSCREVA-SE AQUI!   

 

Conheça a palestrante:

 

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Camilo Castelo Branco, mestrado e doutorado em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Professora de graduação e pós-graduação há 10 anos, com experiência nas áreas de Análises Clínicas, Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Supervisora de ambulatório Farmacêutico ao idoso.

Quarta, 26 Julho 2017 18:11

FERIADO - EXPEDIENTE DO CRF-MA

Escrito por

 

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) informa que não haverá expediente no dia 28 de julho (sexta-feira) devido ao feriado da Adesão do Estado do Maranhão à Independência do Brasil, para a Sede do CRF-MA (São Luís) e Seccionais Imperatriz e Balsas, retornando, normalmente no dia 31 de julho (segunda-feira).

 

 A DIRETORIA.

 

O diretor tesoureiro, Dr. Luiz Mário da Silva Silveira em representação do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA) participou da colação de grau dos Técnicos de Análises Clínicas do Ana Neri Educação Profissional. A formatura aconteceu no último dia 17, na área de vivência da instituição.

A mesa de abertura da cerimônia contou com a presença de autoridades da instituição, representantes de conselhos de classe, coordenadores, professores e familiares.

Em seu pronunciamento o diretor do CRF-MA, Dr. Luiz Mário Silveira destacou que “o profissional Técnico de Laboratório de Análises Clinicas é um importante elo ao farmacêutico para realização dos procedimentos laboratoriais. Parabéns aos novos Técnicos de Laboratório do Ana Neri”.

O CRF-MA se disponibiliza para recebê-los e participar da nossa política de valorização da profissão farmacêutica e parabeniza à todos os formandos.

Na noite de ontem, 19, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão por meio da representação do diretor tesoureiro, Dr. Luiz Mário da Silva Silveira participou da colação de grau dos novos farmacêuticos da Faculdade Pitágoras e teve a honra de fazer a entrega do Certificado do Mérito Acadêmico, momento em que o CRF-MA concede e reconhece o melhor aluno das turmas de graduação em Farmácia.

A solenidade aconteceu na Fábrica de Recepções, e foi prestigiado por autoridades, conselhos de classe, coordenadores, professores e familiares que se reuniram para almejar o sucesso profissional aos formandos.
"A colação de grau é um rito de passagem da vida acadêmica para a vida profissional e que cada um está se graduando agora tenha em mente o propósito de que ser farmacêutico é servir ao próximo, ao paciente, à comunidade. Sucesso a todos os novos farmacêuticos da Faculdade Pitágoras" declarou o diretor tesoureiro, Dr. Luiz Mário Silveira.

O CRF-MA se disponibiliza para recebê-los e participar da nossa política de valorização da profissão farmacêutica e parabeniza à todos os formandos.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão por meio de seus representantes esteve presente na tarde desta segunda-feira, 17, na sala de reuniões do Tribunal de Justiça do Maranhão.  Na ocasião estiveram presentes os diretores do CRF-MA, Dra. Maria José Luna, Dr. Luiz Mário Silveira, o conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar, o assessor jurídico, Dr. Paulo Tavares e a coordenadora do NEP, Dra. Luciana Freitas, além de representantes da Universidade Federal do maranhão e do Conselho Regional de Enfermagem.

A reunião foi dirigida pelo Juiz de Direito, Dr. Alexandre Lopes de Abreu que pautou sobre a indicação de profissionais técnicos da saúde para capacitação na plataforma EAD, referente ao Núcleo de Apoio Técnico do poder judiciário (NAT-JUS), a habilitação dos profissionais será realizada por curso online, em plataforma EAD, com o foco na elaboração de notas e pareceres técnicos. O objetivo dessa capacitação é que os profissionais façam consultorias para levantamentos de dados que serão solicitadas de acordo com as demandas do CNJ.

A presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna declarou que o conselho está sempre buscando parceria com outros órgãos e instituições para que a prática farmacêutica seja cada vez mais ampla e presente na sociedade “A nossa busca é incessante para envolver a classe farmacêutica nos polos de destaque e aqui estamos buscando fazer a inserção dos nossos profissionais no sistema de justiça do nosso Estado”, acrescentou.

 

Pagina 1 de 28

Eventos e Cursos

       1-simposio-de-farmacia-hospitalar

Sede CRFMA

Rua Faveiros, Quadra. B, número 7 - São Francisco São Luís - MA CEP: 65075-270.

Fone:
(+55 98) 2107-3850/2107-3851
Fax:(+55 98) 2107-3852

Atendimento ao público:
Segunda à sexta das 9h às 17h.

Seccional Imperatriz

Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, n. 1163, sala 01 – Centro Imperatriz – MA CEP: 65903-279.

Fone/Fax:
(+55 99) 3221-8981 e 3221-8989

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta 8h às 12h e das 14h às 18h.

Seccional Balsas

Av. Catulo, n. 170 Equatorial Shopping Center, 2º Piso - Sala 17, Balsas-MA CEP: 65800-000.

Fone:
(+55 99) 3541 3891

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta das 14h às 18h.

Twitter Twitter

 

Facebook Facebook

 

RSS RSS

 

YouTube YouTube