Mais uma vitória da profissão farmacêutica pode ser comemorada hoje, com a publicação, no Diário Oficial da União, da Resolução Nº 06/2017, de 19 de outubro de 2017, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). Junto com o Parecer CES/CNE nº 248/2017, publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, a resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs) – Leia, na íntegra, o teor do documento AQUI

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca o fato de o CNE/CES ter acatado a proposta formulada pela profissão farmacêutica. “O texto foi elaborado em um processo de construção coletiva, democrático e transparente, que resultou de uma série de eventos promovidos pelo CFF, Abef, Enefar e demais entidades farmacêuticas, a partir de 2014”, observa. As novas DCNs contemplam, em seu bojo, quatro mil horas, com cinco anos de integralização e três eixos para a formação: Cuidado em Saúde (50%), Tecnologia e Inovação em Saúde (40%) e Gestão em Saúde (10%). Os estágios serão iniciados, no máximo, até o 3º semestre, e os cursos apenas poderão ser coordenados por farmacêutico.

“Fico imensamente feliz por esse resultado das novas DCNs, proposta que o CRF-MA, CFF, CRFs, farmacêuticos e acadêmicos do curso de farmácia levaram para a Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE) e agora nós estamos alcançando uma definição coerente aos princípios, fundamentos e procedimentos da graduação na modalidade presencial” relatou a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna.

 

Com informações do CFF


O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realizou durante todo o dia de hoje,18 de outubro, o curso de educação  continuada do Programa de Qualificação do Farmacêutico (PQF), com a temática “Serviços Farmacêuticos - Curso Teórico e Prático de Farmácia Clínica e Aplicação de Injetáveis”. O palestrante, Dr. Josué da Silva, esclareceu o assunto para acadêmicos e farmacêuticos.

Estiveram presentes na ocasião o delegado honorário do CRF-MA em Lago da Pedra, Dr. Lionízio Oliveira e o diretor secretário geral, Dr. Edson Belfort, que fez a abertura do PQF e agradeceu aos farmacêuticos e acadêmicos por estarem participando da qualificação. " Nós, como representantes do CRF-MA, estamos sempre a disposição do Farmacêutico e hoje trouxemos esse tema, pois foi o mais solicitado pelo nosso delegado honorário, o PQF acontece para que os profissionais farmacêuticos e acadêmicos estejam sempre atualizados e também para destacarmos a valorização da profissão farmacêutica" relatou.
"Agradeço primeiramente a Deus e também ao CRF-MA por atender nosso pedido e nos dá essa oportunidade de trazer mais esse curso e a todos os colegas de profissão que vieram prestigiar mais um evento do CRF-MA" declarou o delegado honorário em Lago da Pedra, Dr. Lionizio Oliveira. 

O Programa de Qualificação do Farmacêutico tem como objetivo promover a educação continuada através de cursos de curta, média e longa duração, gerar uma aproximação mais estreita entre os profissionais e o CRF-MA.

Terça, 17 Outubro 2017 14:43

CRF-MA realizará palestra sobre Câncer de Mama

Escrito por

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realizará no dia 20 de outubro, às 17h, no auditório da sede do CRF-MA, em São Luís, o curso de formação continuada do Programa de Qualificação do Farmacêutico- PQF, com o tema “Câncer de Mama: A cura em suas mãos”, que será ministrado pelo Prof. Dr. Igor Marcelo Castro e Silva. As inscrições serão feitas no local.

O Programa de Qualificação do Farmacêutico tem como objetivo promover a educação continuada através de cursos de curta, média e longa duração, gerar uma aproximação mais estreita entre os profissionais e o CRF-MA.

 

Conheça o palestrante:

 

Prof. Dr. Igor Marcelo Castro e Silva

 

Profº da Universidade Federal do Maranhão

Profº do Curso de Medicina da Universidade CEUMA

Oncologista Clínico do Hospital São Domingos

Oncologista Clínico do Hospital do Câncer do Maranhão

Quinta, 12 Outubro 2017 01:53

CRF-MA participa de abertura do CONEEF

Escrito por
 

O CRF-MA participou na tarde de hoje, 11, do 95º Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Farmácia (CONEEF). A presidente do conselho participou da mesa de abertura e declarou "Eu começo dizendo para vocês que passou um filme na minha cabeça, pois tem três ex-alunos aqui nesta mesa, me sinto honrada em fazer parte deste momento e desde já parabenizo o diretório acadêmico pela organização do evento que vai agregar tanto para a vida acadêmica e mais ainda para vida profissional. Parabéns a coordenadora do curso de farmácia, por receber esse evento na universidade Ceuma. E quero dizer que o CRF-MA está a disposição para receber vocês e tudo que estiver em nosso alcance para colaborar" enfatizou.
Estiveram presentes na composição da mesa a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna, o presidente do sindicato de farmácia, Dr. Carlos Toledo, a coordenadora do curso de farmácia, Dra. Cristiane Dominice, o Prof° Dr. Rondineli Seba Salomão.
O CONEEF continua sua programação até o dia 14 de outubro, na Universidade Ceuma, campus Renascença.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realizará no dia 18 de outubro, o curso de formação continuada do Programa de Qualificação do Farmacêutico- PQF, com o tema “Serviços Farmacêuticos e Curso Teórico e Prático de Farmácia Clínica e Aplicação de Injetáveis”, que será apresentado pelo farmacêutico Dr. Josué da Silva.

O curso terá duração das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Câmara Municipal de Lago da Pedra.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão prestigiou na tarde ontem, 04, sessão solene em homenagem a farmacêutica Terezinha de Jesus Almeida Silva Rêgo, também diretora do Herbário Ático Seabra da Universidade Federal do Maranhão pelos mais de cinquenta anos dedicados à Pesquisa Científica, no estudo da Fitoterapia. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de São Luís, e proposta pelo vereador Pavão Filho.

 

Na ocasião, a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna também foi homenageada pela Câmara Municipal de São Luís pela contribuição à doutora Terezinha Rêgo, juntamente com a reitora Nair Portela, que foi representada pela diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA, Rosane Guerra.

 

“Eu presenciei o início dessa busca da professora Terezinha pela fitoterapia. Ela catalogou a flora maranhense mesmo antes do computador, da máquina fotográfica e de todo o aparato tecnológico que hoje utilizamos para pesquisa. Fazíamos o levantamento para classificação de cada vegetal, manualmente”, contou a presidente do CRF-MA, Dra Maria José Luna. E complementou dizendo "A homenagem é justa e em tempo certo, pela luta diária para a manutenção tanto do herbário quanto do horto, que englobam as diversas plantas medicinais. “Ela tem, durante esses cinquenta anos, conseguido arregimentar pessoas para continuar com o seu trabalho”, finalizou.


A farmacêutica também destacou que seu tempo na UFMA ajudou a criar toda a sua trajetória. “A universidade é a minha vida, lá eu comecei a minha história. Iniciei o curso de Farmácia, na década de 50, e só tenho a agradecer pelo carinho e respeito que a UFMA tem comigo, possibilitando que eu continue, mesmo aposentada, meu trabalho na instituição sem nenhuma restrição”, destacou. Segundo Terezinha Rêgo, já foram 75 medicamentos lançados pelo herbário, fazendo assim parte da história da fitoterapia do Brasil e do exterior. “A flora riquíssima do estado do Maranhão merece ser apoiada e mostrada tanto no País como fora dele”, contou.

“A prof. Terezinha Rêgo veio com ideias novas e trouxe pessoas na qual já vai deixando no seu legado no Maranhão e no mundo, e isso engrandece a profissão farmacêutica e engrandece a sociedade Ludovicense, e só posso dizer muito obrigado. Parabéns, por sempre colocar a farmácia em evidência, viva a farmácia e parabéns vereador, Pavão Filho, pois a homenagem foi em tempo e muito rica nesta tarde de hoje” ressalvou o conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar.

O diretor tesoureiro do CRF-MA, Dr. Luiz Mário da Silva Silveira recebeu posse na manhã de ontem, 04, no auditório da Associação Comercial do Maranhão, como novo membro do Conselho Municipal de Saúde. O órgão colegiado tem caráter permanente e função deliberativa, com o objetivo de atuar na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas públicas de saúde no município.

“O Conselho Municipal de Saúde é uma importante ferramenta para o controle social e o conselheiro municipal participa de forma efetiva no acompanhamento das ações da gestão municipal” declarou o novo membro do conselho municipal de saúde, Dr. Luiz Mário Silveira.

Nomeados pelo prefeito Edivaldo, os conselheiros foram empossados para o triênio 2017-2020, podendo ser reconduzidos por igual período. O colegiado é composto por 88 membros representantes do governo municipal, de entidades de profissionais da área e da sociedade civil.

O vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro participou do ato, e contou também com a presença do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realizou na manhã de hoje (03) a 8ª Reunião Plenária Ordinária do calendário de 2017 que aconteceu no auditório da sede do CRF-MA. Estiveram presentes, a diretoria do CRF-MA, Dra. Maria José Luna, Dr. Ronaldo Aquino e Dr. Luiz Mário Silveira, os conselheiros regionais efetivos Dr. Fábio Nascimento Silva, Dr. Valério Monteiro Neto, Dr. Eliabe Aguiar e Dra. Gizelli Coutinho, além dos colaboradores do CRF-MA.

Na abertura da reunião a presidente, Dra. Maria José Luna, agradeceu a todos os presentes na reunião. “Muito feliz por lançar a campanha de prevenção e combate ao câncer de mama na reunião plenária, pois o mês de outubro simboliza e ressalta essa luta que vem sendo vivenciada por muitas mulheres” ressaltou a presidente do CRF-MA.

Seguindo com a reunião foi feita a verificação do quórum e as justificativas de ausência. Na sequência a ata de nº 07/2017 da reunião plenária do dia 29 de agosto foi aprovada. O balancete do 3º trimestre foi apresentado pelo conselheiro regional, Dr. Fábio Nascimento e aprovado em plenário.

E por fim, os processos administrativos de registro de estabelecimentos, registro de contratações, registro de farmacêuticos (as) com inscrições provisórias e definitivas; e os processos administrativos fiscais foram aprovados pelos membros que fizeram parte da reunião plenária.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão promoveu ontem (24), a 3ª Corrida Troféu Profº. Antônio Benedito de Oliveira que foi realizada em alusão ao dia Internacional do Farmacêutico.

A terceira corrida aconteceu pela primeira vez na Avenida Litorânea, em São Luís, com percurso de cinco quilômetros e dez quilômetros para farmacêuticos e comunidade. O evento esportivo já faz parte do calendário anual do CRF-MA, e tem como objetivo de integrar os profissionais e acadêmicos em atividade física e também proporcionar bem-estar e qualidade de vida.

“A corrida já se tornou um marco para a classe farmacêutica, com aprovação do plenário do conselho, realizamos a 3ª edição para comemorar o dia Internacional do Farmacêutico, agradeço a todos que compareceram no domingo para lazer, saúde e bem estar, agradeço também aos nossos patrocinadores: IPOG, IBRAS e apoiadores, Bella Pharma Farmácia de Manipulação, Farmácia Garrido, BodyTech, Sou Mais Fisio, Água de Coco Paraíso, Instituto de Coluna – Ortopedia, Dra. Larissa Miranda – Estética Avançada .” enfatizou a presidente do CRF-MA, Dra. Luna.

Ao final todos os participantes foram premiados com medalhas e os três primeiros colocados em cada categoria foram premiados com troféus que foram entregues pelo Prof. Antônio Benedito de Oliveira, pela presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna, os diretores, Dr. Edson Belfort, Dr. Luiz Mário e pelo conselheiro federal pelo Maranhão, Dr. Fernando Bacelar. Confira a classificação das categorias.

 


CLASSIFICAÇÃO COMPLETA: https://goo.gl/1RAJV4

 

 CLASSIFICAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA: 5 km e 10 km

 

 

CLASSIFICAÇÃO POR CATEGORIA GERAL:

 

FARMACÊUTICO 5KM

 

FARMACÊUTICOS

1.PAULO MAURICIO DA SILVA SANTANA 
2.ANTONIO DE PADUA DA SILVA SOARES
3.JOSELIO BEZERRA LIMA

 

FARMACÊUTICAS

1.ROSENICE FERREIRA 
2.ANA KARLA FERREIRA
3.FLÁVIA COSTA MENDONÇA

 

FARMACÊUTICO 10KM

 

FARMACÊUTICOS

1.LEONARDO LIRA BRITO 
2.AURELIO MORAES DE JESUS

3.INALDO BEZERRA

 

FARMACÊUTICAS

1.CRISTINA MENDONCA SILVA AROUCHA
2.AMERICA DE LOURDES NOGUEIRA DA CRUZ SILVEIRA
3.ERINALVA LINDOSO SILVA

 

GERAL COMUNIDADE 5 KM

 

GERAL - HOMENS
1.MARCELO RECH 
2.DIOGO MATHEUS BARROS DA SILVA 
3.REINALDO BATISTA DA SILVA FILHO

 

GERAL - MULHERES
1. RAIMUNDA SILVA E SILVA 
2. SIMÁRIA UCHÔA DE MENEZES 
3. LYANA BARROS

 

GERAL COMUNIDADE 10 KM

 

GERAL - HOMENS
1.ANTONIO RENATO CRUZ NONATO 
2.MOSANIEL DOS SANTOS VIEIRA 
3.JOSÉ RIBAMAR DE SOUSA SANTOS FILHO

 

GERAL - MULHERES
1.ANGELITA BEZERRA DE SOUZA
2.PATRICIA P DE FREITAS
3. ELAINE FACONI

 

 

 

 

 

 

A presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna participou durante a sexta-feira, 22, na Câmara Municipal de São Luís, de audiência pública com o tema “A situação do sistema de saúde em São Luís”.

A audiência pública foi de iniciativa do vereador Marcial Lima e reuniu representantes do Legislativo Municipal, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e diversas entidades representativas dos profissionais da saúde. A prefeitura de São Luís foi representada pelo Secretário de Saúde, Lula Fylho. O vereador Osmar Filho foi quem presidiu a mesa e a audiência.

Em sua fala inicial a presidente do CRF-MA, Dra. Maria José Luna parabenizou o vereador Marcial Lima pela iniciativa da audiência pública que evidencia a saúde atual na capital de São Luís e reforçou que “o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão precisa se manter ao lado da Secretaria de Saúde e, por isso digo que estamos à disposição para alinharmos todas as carências no sistema de saúde’’ ressaltou. 

Outro destaque foi em relação à atribuição da fiscalização do exercício da profissão farmacêutica dentro das unidades de saúde “o que talvez muitos não saibam é da amplitude da presença do farmacêutico dentro da equipe de saúde, temos parceria com o Ministério Público e conseguimos a assistência plena em São Luís, e infelizmente, essa assistência não está sendo mantida nas unidades públicas de saúde da capital” declarou a presidente do CRF-MA, Maria José Luna.

“O profissional farmacêutico é quem deve prestar a assistência farmacêutica dentro das unidades, mas o que nós temos visto é que existe desvio do exercício da profissão, pois muitos funcionários estão fazendo o trabalho do farmacêutico. O farmacêutico é o único profissional legalizado para atuar com medicamento, por exemplo, nos hospitais o farmacêutico não fica somente dentro das farmácias dispensando medicamentos, ele atua como farmacêutico clínico, junto com a equipe de infecção hospitalar, e nós percebemos que o farmacêutico está na maioria das vezes ausente dessa área de atuação que é legalizada” evidenciou a presidente do CRF-MA.

Como exemplo a farmacêutica, Dra. Luna, citou o hospital universitário. "O hospital tem garantido a presença em tempo integral e a atuação dos farmacêuticos nas equipes multidisciplinares de saúde e maior respeito e visibilidade à profissão". Para finalizar sua fala replicou “Estamos prontos para atender as demandas que não são poucas e, dizer que o objetivo maior é atender nossos pacientes, já havíamos levado esta demanda para a secretária de saúde que lhe antecedeu, e com isso queremos mais uma vez cobrar a assistência plena, não só nas farmácias, mas em todas as unidades de saúde” enfatizou.

Pagina 1 de 29

Eventos e Cursos

       1-simposio-de-farmacia-hospitalar

Sede CRFMA

Rua Faveiros, Quadra. B, número 7 - São Francisco São Luís - MA CEP: 65075-270.

Fone:
(+55 98) 2107-3850/2107-3851
Fax:(+55 98) 2107-3852

Atendimento ao público:
Segunda à sexta das 9h às 17h.

Seccional Imperatriz

Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, n. 1163, sala 01 – Centro Imperatriz – MA CEP: 65903-279.

Fone/Fax:
(+55 99) 3221-8981 e 3221-8989

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta 8h às 12h e das 14h às 18h.

Seccional Balsas

Av. Catulo, n. 170 Equatorial Shopping Center, 2º Piso - Sala 17, Balsas-MA CEP: 65800-000.

Fone:
(+55 99) 3541 3891

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta das 14h às 18h.

Twitter Twitter

 

Facebook Facebook

 

RSS RSS

 

YouTube YouTube