Com início em janeiro de 2019, o curso integra a agenda de eventos pelo Dia do Farmacêutico.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão está organizando uma série de eventos comemorativos ao Dia do Farmacêutico (20/01), em atendimento aos profissionais e acadêmicos de Farmácia. A programação contemplará a capital São Luís, e demais regionais do Estado.

Na agenda de eventos, o CRF-MA realizará o primeiro curso de “Cuidados Farmacêutico em Farmácia Comunitária”, que acontecerá em oito módulos, com início previsto para janeiro de 2019. Os interessados devem ter domicílio em São Luís, ser Farmacêutico ou acadêmico de Farmácia cursando o 10º período. As vagas são limitadas! (Inscreva-se Aqui!)

O cadastro de inscrição deve ser preenchido no site do CRF-MA, com a validação mediante a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis na Sede do CRF-MA, situada na Rua dos Faveiros, Quadra B, nº 07, bairro São Francisco, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Módulos - A ementa do curso de “Cuidados Farmacêutico em Farmácia Comunitária”, contempla a abordagem de situações do cotidiano do farmacêutico no atendimento aos pacientes nas farmácias e drogarias, entre eles: comunicação e humanização no atendimento ao paciente; cuidados farmacêuticos na hipertensão arterial; cuidados farmacêuticos na Diabetes Mellitus 1 e 2; cuidados farmacêuticos na terceira idade; cuidados farmacêuticos na saúde mental; cuidados farmacêuticos na vacinação; e cuidados farmacêuticos na Pediatria.

Para o presidente do CRF-MA, Dr. Carlos Augusto Barboza Toledo, o curso é uma novidade o qual os Farmacêuticos em atuação nessa área ou pretendentes, precisam se especializar cada vez mais. “É na Farmácia Comunitária o ambiente onde o profissional tem mais contato com o usuário do medicamento, e temos que estar preparados para um atendimento mais completo a esse paciente, e principalmente no saber de como agir diante às enfermidades e intercorrências, ou numa simples orientação”, reforçou.

Mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo num futuro próximo, conforme estimativa feita no ano passado pela International Diabetes Federation (IDF). Com o objetivo de contribuir para a identificação do maior número possível dessas pessoas e para o seu encaminhamento aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), está empenhado na realização do RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS: NOVEMBRO DIABETES AZUL 2018.

Esforço conjunto para rastrear o risco de diabetes no Brasil, a pesquisa tem abrangência nacional. De 14 a 30 de novembro, farmacêuticos voluntários de mais de 400 farmácias espalhadas pelo país terão como meta avaliar 11.750 pessoas, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO. Todos os participantes serão submetidos ao teste de glicemia capilar, terão medidos a sua circunferência abdominal, o seu peso e a sua altura e também responderão ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), para a avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes.

O atendimento será gratuito, nas farmácias parceiras (o hotsite com a lista completa desses estabelecimentos estará disponível para o público a partir de quarta-feira, 14, quando inicia a campanha). Farmácias e farmacêuticos que desejarem, ainda podem se inscrever para participar da pesquisa, confira http://www.diabetes.cff.org.br/conteudo/sobre-a-camapanha

A ação está sendo divulgada por meio da campanha “Diabetes não tem cara. Faça o teste”, estrelada pelo ator José Loreto. O ator tem diagnóstico de diabetes TIPO 1 e, nos filmes, interpreta ele mesmo, contando sua experiência para incentivar a busca pelo diagnóstico. A campanha será tema de discussão no programa Papo de Segunda, do GNT, canal 41 (NET e SKY), que vai ao ar às 22h30 de hoje. O programa será reprisado na terça-feira, dia 13, às 3h30, às 14 horas e às 18 horas. O conteúdo estará disponível no GNT Play, podendo ser acessado a qualquer hora.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, lembra que o farmacêutico tem um papel relevante nas ações de prevenção e controle do diabetes. “Temos muito a contribuir, e o CFF tem trabalhado fortemente para isso, seja para viabilizar o aparato legal necessário – por meio de leis, resoluções e normas sanitárias; seja na preparação dos farmacêuticos, por meio de iniciativas como o Profar e os cursos do Cuidado Farmacêutico no SUS e em Farmácias Comunitárias; seja no atendimento direto à população, como tem ocorrido no projeto Bem Estar Global, desenvolvido em parceria com a Rede Globo, e nessa campanha, uma grande iniciativa de responsabilidade social do CFF”, reforçou.

Walter Jorge João agradeceu os farmacêuticos e farmácias que voluntariamente aderiram à campanha. “Ao participar da ação, o farmacêutico dará visibilidade ao seu trabalho e consolidará a imagem da farmácia onde trabalha como local para o cuidado à saúde.” Para o presidente do CFF, a capilaridade das farmácias e a capacidade técnica dos farmacêuticos são diferenciais para o sucesso dessa ação, que terá um enorme impacto social e de saúde pública, na medida em que viabilizará a oportunidade para que milhares de brasileiros possam cuidar de sua saúde, evitando complicações do diabetes, que é limitante se não tratado adequadamente.

 

Saiba onde participar no Maranhão http://www.diabetes.cff.org.br/conteudo/onde-ser-atendido

Sexta, 16 Novembro 2018 17:34

Comunicado de Ponto Facultativo e Feriado

Escrito por

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão informa que no dia 19 de novembro, segunda - feira, será ponto facultativo na Sede, em São Luís, e Seccionais de Imperatriz e Balsas; e no dia 20, Dia da Consciência Negra, também não haverá expediente. Retornaremos ao atendimento regular na quarta-feira (21). 
A Diretoria.

Um encontro de presidentes de Conselhos Regionais de Farmácia e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), discutiu em Brasília – DF, o Projeto de Lei DE 9482/18, que trata da venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados e estabelecimentos similares. Realizado durante dois dias, a comitiva visitou os Deputados Federais de cada estado, e que compõem a Comissão de Seguridade Social e Família. 

O Maranhão esteve representado na reunião pelo vice-presidente do CRF-MA, Dr. Eliabe Wanderley. “Fomos em comitiva aos gabinetes, sendo recebidos pelos deputados. para tratar sobre o PL.  Estive com o deputado Juscelino Filho (DEM), autor da obra, este que marcou uma audiência na Câmara para o dia 27 de novembro, e em seguida fui recebido pelo assessor do deputado José Reinaldo (PSDB), que prontamente ouviu a demanda dos conselhos”, disse o vice-presidente do CRF-MA, Dr. Eliabe.

O PL vai de encontro com a Lei nº 5991, de 17 de dezembro de 1973, que determina a venda de medicamentos apenas nas farmácias ou drogarias.

Coordenadores de Cursos de Farmácia e representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) de faculdades e universidades do Estado do Maranhão participaram do primeiro encontro promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

O evento propôs uma discussão sobre as diretrizes curriculares, processos de avaliação, tutoria e estrutura dos cursos de Farmácia, com foco no rendimento e progresso curricular do aluno e capacitação constante do docente, através de palestras ministradas pela palestrante Drª Márcia Mendes Cantano, mestre em Educação pela USP, e da Drª Ester Dalla Costa, Farmacêutica docente da Universidade Estadual de Londrina (PR).

Para o presidente do CRF-MA, Dr. Carlos Toledo, o encontro aconteceu pela preocupação com a formação do profissional farmacêutico, bastante discutida pela Comissão de Assessora de Ensino, uma vez que outros estados já estavam bastante adiantados nesse debate. “Procuramos fazer um contraste ao que realmente está acontecendo, com a adesão das instituições de ensino para a discussão das DCN’s. Devido à grande discussão levantada, estamos programando um segundo momento com os coordenadores e NDE, para as oficinas de reestruturação curricular”, completou.

Para a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Drª Patrícia Figueiredo, o encontro foi de extrema relevância quando propôs às instituições maranhenses conhecer realidades de outros estados que passaram por processos semelhantes. “Devemos discutir a nossa participação como docente e gestão, para que nós possamos enxergar de uma forma mais moderna as novas diretrizes curriculares”, destacou.

De acordo com a palestrante Drª Ester, as instituições devem cumprir as novas diretrizes curriculares e precisam se adequar a essa reforma até 2020. Ester trouxe a experiência de reformulação do currículo dos cursos de Farmácia no Estado do Paraná, que envolve os professores e uma análise crítica da própria DCE. “Devemos ter o foco nas pessoas e não só no medicamento, fazendo com que a DCN se transforme num projeto pedagógico também aqui no Maranhão. Agradeço ao conselho pelo convite, e parabenizo pela preocupação na formação desse profissional, que vai ser preparado para atender a população”, elogiou

Participaram do encontro, os membros da Comissão Assessora de Ensino e Ética, Dr. Luciano Mamede, e Dr. Earles Cantanhede, respectivamente, e coordenadores de cursos de Farmácia Luiz Fernando Ramos (Instituto Florence), Gizelli Santos Lourenço (Pitágoras), Lyslanne Carvalho Rodrigues (Febac/Pitágoras), Marcos Diego (Facimp/Wyden), Patrícia Figueiredo (UFMA), e Samira Abdalla da Silva (UNDB).

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão participou na manhã de hoje (26), da abertura da 2ª Jornada Farmacêutica da Faculdade Pitágoras, com o tema, “Ciências Farmacêuticas: Desafios para Cuidar, Educar e Inovar”, no Teatro Zenira Fiquene, na própria instituição.

Na solenidade, o presidente do CRF Dr. Carlos Augusto Barboza Toledo, compôs a mesa juntamente com docentes, diretores da faculdade Pitágoras e convidados. Toledo fez uma fala de boas-vindas e reforçou a satisfação em participar deste momento, agradecendo o convite da coordenadora do curso e Conselheira Regional de Farmácia, a professora Drª Gizelli Coutinho.

“O Conselho acredita que a sensibilização feita no processo de formação do profissional é que será trazida para a prática, haja vista as modificações que tem acontecido na saúde pública mundial, com um enorme desafio que mexe com as nossas estruturas. Agradeço a parceria da Pitágoras, principalmente nas discussões das diretrizes curriculares dos cursos de Farmácia junto ao CRF, para uma melhor formação, qualificação da sua clientela”, destacou.

Na oportunidade, a Dir. Secretária Geral Drª Kallyne Bezerra, falou sobre o programa estadual Farmácia Viva, o qual é coordenadora e vem realizando pactuações e boas práticas em vários municípios maranhenses, elevando o cuidado à saúde da população por meio da Fitoterapia, Plantas Medicinais e Práticas Integrativas.

A 2ª Jornada Jornada Farmacêutica acontecerá até amanhã (27), com palestras, oficinas, minicursos, na Unidade Turú, Avenida São Luís Rei de França, bairro Turú, São Luís – MA.

Uma das maiores preocupações de uma instituição de ensino superior que se preze deve ser o sucesso profissional dos estudantes. Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e seletivo, é necessário que as faculdades se adequem às necessidades desse mercado para formar profissionais qualificados e, assim, garantir o acesso mais fácil e rápido ao emprego, nas mais diversas áreas de atuação.

Pensando nisso, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Faculdade Estácio São Luís, visitou o Conselho Regional de Farmácia, na capital maranhense, nesta quarta-feira (24). No encontro, a professora Sheyla Yonara Farias, da CPA, apresentou à Diretoria do CRF, o mais novo curso autorizado pelo MEC na Estácio São Luís, Farmácia Bioquímica.

Na ocasião, a coordenadora da nova graduação, Elizângela Araújo Pestana, e o Professor do Estágio Profissional, José de Jesus, frisaram que o estreitamento dos laços entre a Faculdade e o Conselho é de fundamental importância para que se garanta a empregabilidade, a partir da identificação da situação dos profissionais egressos.

O CRF e toda a sua Diretoria honrando com suas atividades de manutenção do relacionamento com as instituições de ensino superior, recebe com bastante entusiasmo a graduação em Farmácia da faculdade Estácio São Luís. “Recebemos essa nova instituição que em breve colocará em funcionamento mais um curso de Farmácia no Maranhão, e nos colocamos à disposição da faculdade para tudo que for necessário para a excelência do curso, projetando mais oportunidades para os interessados nesta graduação, que corresponde à 3ª colocação entre as profissões mais formais”, disse o presidente do CRF, Dr. Carlos Barboza Toledo.

A Estácio São Luís mantém relacionamento próximo, frequente e contínuo com todos os Conselhos Regionais e Federais das mais diversas profissões, a fim de garantir que os universitários alcancem mais rapidamente os objetivos traçados nos anos de atividade acadêmica. “Nossa maior realização é ver um ex-aluno engajado na profissão que escolheu, reconhecido pelo trabalho que desempenha em prol da sociedade, por isso, não medimos esforços para fazer esse trabalho em cada segmento”, destacou a representante da CPA da Estácio, Sheyla Yonara.

O curso de Farmácia Bioquímica da Estácio tem previsão de início para janeiro de 2019. “Assim que tivermos acertado todos os últimos ajustes, já que a liberação do MEC já foi concedida, faremos ampla divulgação para que os estudantes vejam a nossa instituição com mais esta opção de graduação de sucesso”, garantiu Elizângela, coordenadora do novo curso.

 

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realiza nesta sexta-feira (19), município de Caxias - MA, o CR-MA AQUI, uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar um momento oportuno para classe farmacêutica e aos empresários do setor regularizar sua situação com a entidade, bem como participar de treinamentos, palestras, cursos, etc. Nos CRFMA- AQUI, caso seja necessário, a Diretoria também estará à disposição para esclarecimentos.

Podem participar da programação, os farmacêuticos e empresários das cidades de: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, Matões, Parnarama e São João do Sóter, no Auditório do SAMU, sito à Avenida Getúlio Vargas, Nº 480, Centro – Caxias MA.

Segue abaixo toda a programação:

 

Manhã 08h:00 às 12h:00

Serviços Pretendidos: Alteração do Horário de Assistência, Alteração do Horário de Funcionamento, Alteração Social, Atualização Cadastral Profissional, Baixa de Responsabilidade Técnica, Baixa de Firma, Cédula de Identidade, Certidão de Regularidade, Carteira Profissional, Denúncia/Reclamações, Declaração Provisória, Emissão de Boleto, Homologação de Responsabilidade Técnica, Justificativa e Defesa ao Auto de Infração, Registro de Diploma, Registro de Firma, Recadastramento, Quitação Anuidade, Transferências de CRF entre outros. Tarde 14:00 às 16:00 Palestra: Interpretação de Exames Laboratoriais na Urgência e Emergência, ministrada pelo Farmacêutico, Dr. José Candido de Mesquita – Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia (COMAC)

 

Tarde 14h:00 às 16h:00

Palestra: Interpretação de Exames Laboratoriais na Urgência e Emergência, ministrada pelo Farmacêutico, Dr. José Candido de Mesquita – Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia (COMAC)

 

16h:00 às 18h:00

Palestra: Farmácia Hospitalar: Da logística à Farmácia Clínica, ministrada pelo Farmacêutico, Dr. Tommaso Bini da Silva Sousa - Membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia (COMFAHOSP)

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), realizou no último domingo (14), a 4ª edição da Corrida Troféu Antônio Bendito de Oliveira, na Avenida Litorânea em São Luís. O evento running homenageia o Farmacêutico de nº 001 registrado na entidade de classe e pelo seu legado como Farmacêutico Docente e ex-presidente da do CRF.

A Corrida Troféu Antônio Benedito de Oliveira reuniu este ano, mais de 300 participantes, entre Farmacêuticos e comunidade, que percorreram as distâncias de 5 e 10km, numa demonstração de preparação física, superação, e conquista. 

Para o professor Antônio Benedito, presente no evento para entregar o troféu e medalha aos vencedores, “a atividade física alimenta o cérebro e propicia alegria, manda uma mensagem positiva para o organismo, que não deve se acomodar. Estou muito feliz em estar aqui, pois homenagem se presta em vida”.

O presidente do CRF-MA, Carlos Augusto Barboza Toledo, Diretores e Fiscais, também participaram da corrida, e confraternizaram junto aos participantes e vencedores. “O Conselho de Farmácia se orgulha em homenagear o primeiro farmacêutico inscrito e o primeiro presidente do Conselho. Professor Benedito contribuiu para a formação de vários farmacêuticos maranhenses, foi, e ainda é, uma referência para a docência e para as ciências farmacêuticas. E, nada mais justo que retratar esse legado de vitalidade do professor Benedito nessa corrida, com centenas de pessoas esbanjando saúde”, destacou Toledo.

Pódio

COMUNIDADE 5K

GERAL - HOMENS

1º LUGAR – JOSÉ RIBAMAR RABELO

2º - WYDERLAN ABREU DO NASCIMENTO

3º - SABINO GOMES FILHO

GERAL – MULHERES

1º - QUITÉRIA SANTOS

2º - NATÁLIA DE JESUS VIEIRA

3º - RENATA DUARTE DUTRA

FARMACÊUTICO 5K

GERAL – HOMENS

1º - FLÁVIO HENRIQUE GASPAR MATOS

2º - MARCO ANTÔNIO LINS JR.

3º - ANTÔNIO DE PÁDUA DA SILVA SOARES

GERAL – MULHERES

1º - ERINALVA LINDOSO SILVA

2º - MARILDE ABREU DINIZ

3º - GLEICE MELO DA SILVA

COMUNIDADE 10K

GERAL – HOMENS

1º - IVANILDO SANTOS FILHO

2º - JOSIEL SOUSA DA SILVA

3º - VINILSON DE JESUS SERRA

GERAL – MULHERES

1º - CLEREIANE DIAS DA SILVA

2º - LETÍCIA MOREIRA DE MARTINI

3º - SILVANA MIGARERELLE

FARMACÊUTICO 10K

GERAL- HOMENS

1º - PAULO MAURÍCIO DA SILVA SANTANA

2º - LUIZ MÁRIO DA SILVA SILVEIRA

3º - INALDO BEZERRA

GERAL – MULHERES

1º - CRISTINA MENDONÇA SILVA AROUCHA

2º - JOSILENE DINIZ SANTOS

Os Diretores do CRF-MA, Dr. Calos Toledo, presidente, e a Secretária Geral, Drª Kallyne Bezerra, visitaram nesta terça-feira (09), a Faculdade Pitágoras, em São Luís, onde conheceram as instalações da Farmácia Universitária, sendo recebidos e acompanhados pela Diretoria da instituição e a coordenadora do curso de Farmácia, e Conselheira Regional, Drª Gizelli Coutinho.

Para os Diretores do CRF, a Farmácia Universitária surpreende pela sua organização, pela estrutura que respeita todos os parâmetros obrigatórios, com farmacêutico responsável, e um olhar diferenciado na formação de futuros profissionais farmacêuticos. “Estamos muito felizes com o convite da Faculdade Pitágoras, pela recepção da Drª Gizelli, da Drª Luciana Protázio, e dos diretores da instituição, na oportunidade que nos colocamos à disposição para colaborar com os eventos acadêmicos farmacêuticos”, disse a secretária Kallyne.

O presidente do CRF-MA, Dr Carlos Toledo, apresentou os serviços do sistema CRF e CFF, como uma forma de estreitar o relacionamento com as instituições. “Já visitamos a Facimp, o Instituto Florence, e agora conhecemos a estrutura do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, fortalecendo as parecerias, e também orientando os egressos ao mercado de trabalho, principalmente quanto aos princípios da Ética e Legislação Profissional.

Pagina 1 de 38

Eventos e Cursos

       1-simposio-de-farmacia-hospitalar

Sede CRFMA

Rua Faveiros, Quadra. B, número 7 - São Francisco São Luís - MA CEP:65076-140.

Fone:
(+55 98) 2107-3850/2107-3851
Fax:(+55 98) 2107-3852

Atendimento ao público:
Segunda à sexta das 9h às 17h.

Seccional Imperatriz

Rua Alagoas, nº 516, Centro de Imperatriz.

Fone/Fax:
(+55 99) 3221-8981 e 3221-8989

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta 8h às 12h e das 14h às 18h.

Seccional Balsas

Av. Catulo, n. 170 Equatorial Shopping Center, 2º Piso - Sala 17, Balsas-MA CEP: 65800-000.

Fone:
(+55 99) 3541 3891

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta das 14h às 18h.

Twitter Twitter

 

Facebook Facebook

 

RSS RSS

 

YouTube YouTube