O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão realiza nesta sexta-feira (19), município de Caxias - MA, o CR-MA AQUI, uma iniciativa que tem como objetivo proporcionar um momento oportuno para classe farmacêutica e aos empresários do setor regularizar sua situação com a entidade, bem como participar de treinamentos, palestras, cursos, etc. Nos CRFMA- AQUI, caso seja necessário, a Diretoria também estará à disposição para esclarecimentos.

Podem participar da programação, os farmacêuticos e empresários das cidades de: Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar, Matões, Parnarama e São João do Sóter, no Auditório do SAMU, sito à Avenida Getúlio Vargas, Nº 480, Centro – Caxias MA.

Segue abaixo toda a programação:

 

Manhã 08h:00 às 12h:00

Serviços Pretendidos: Alteração do Horário de Assistência, Alteração do Horário de Funcionamento, Alteração Social, Atualização Cadastral Profissional, Baixa de Responsabilidade Técnica, Baixa de Firma, Cédula de Identidade, Certidão de Regularidade, Carteira Profissional, Denúncia/Reclamações, Declaração Provisória, Emissão de Boleto, Homologação de Responsabilidade Técnica, Justificativa e Defesa ao Auto de Infração, Registro de Diploma, Registro de Firma, Recadastramento, Quitação Anuidade, Transferências de CRF entre outros. Tarde 14:00 às 16:00 Palestra: Interpretação de Exames Laboratoriais na Urgência e Emergência, ministrada pelo Farmacêutico, Dr. José Candido de Mesquita – Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia (COMAC)

 

Tarde 14h:00 às 16h:00

Palestra: Interpretação de Exames Laboratoriais na Urgência e Emergência, ministrada pelo Farmacêutico, Dr. José Candido de Mesquita – Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia (COMAC)

 

16h:00 às 18h:00

Palestra: Farmácia Hospitalar: Da logística à Farmácia Clínica, ministrada pelo Farmacêutico, Dr. Tommaso Bini da Silva Sousa - Membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do Conselho Regional de Farmácia (COMFAHOSP)

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF-MA), realizou no último domingo (14), a 4ª edição da Corrida Troféu Antônio Bendito de Oliveira, na Avenida Litorânea em São Luís. O evento running homenageia o Farmacêutico de nº 001 registrado na entidade de classe e pelo seu legado como Farmacêutico Docente e ex-presidente da do CRF.

A Corrida Troféu Antônio Benedito de Oliveira reuniu este ano, mais de 300 participantes, entre Farmacêuticos e comunidade, que percorreram as distâncias de 5 e 10km, numa demonstração de preparação física, superação, e conquista. 

Para o professor Antônio Benedito, presente no evento para entregar o troféu e medalha aos vencedores, “a atividade física alimenta o cérebro e propicia alegria, manda uma mensagem positiva para o organismo, que não deve se acomodar. Estou muito feliz em estar aqui, pois homenagem se presta em vida”.

O presidente do CRF-MA, Carlos Augusto Barboza Toledo, Diretores e Fiscais, também participaram da corrida, e confraternizaram junto aos participantes e vencedores. “O Conselho de Farmácia se orgulha em homenagear o primeiro farmacêutico inscrito e o primeiro presidente do Conselho. Professor Benedito contribuiu para a formação de vários farmacêuticos maranhenses, foi, e ainda é, uma referência para a docência e para as ciências farmacêuticas. E, nada mais justo que retratar esse legado de vitalidade do professor Benedito nessa corrida, com centenas de pessoas esbanjando saúde”, destacou Toledo.

Pódio

COMUNIDADE 5K

GERAL - HOMENS

1º LUGAR – JOSÉ RIBAMAR RABELO

2º - WYDERLAN ABREU DO NASCIMENTO

3º - SABINO GOMES FILHO

GERAL – MULHERES

1º - QUITÉRIA SANTOS

2º - NATÁLIA DE JESUS VIEIRA

3º - RENATA DUARTE DUTRA

FARMACÊUTICO 5K

GERAL – HOMENS

1º - FLÁVIO HENRIQUE GASPAR MATOS

2º - MARCO ANTÔNIO LINS JR.

3º - ANTÔNIO DE PÁDUA DA SILVA SOARES

GERAL – MULHERES

1º - ERINALVA LINDOSO SILVA

2º - MARILDE ABREU DINIZ

3º - GLEICE MELO DA SILVA

COMUNIDADE 10K

GERAL – HOMENS

1º - IVANILDO SANTOS FILHO

2º - JOSIEL SOUSA DA SILVA

3º - VINILSON DE JESUS SERRA

GERAL – MULHERES

1º - CLEREIANE DIAS DA SILVA

2º - LETÍCIA MOREIRA DE MARTINI

3º - SILVANA MIGARERELLE

FARMACÊUTICO 10K

GERAL- HOMENS

1º - PAULO MAURÍCIO DA SILVA SANTANA

2º - LUIZ MÁRIO DA SILVA SILVEIRA

3º - INALDO BEZERRA

GERAL – MULHERES

1º - CRISTINA MENDONÇA SILVA AROUCHA

2º - JOSILENE DINIZ SANTOS

Os Diretores do CRF-MA, Dr. Calos Toledo, presidente, e a Secretária Geral, Drª Kallyne Bezerra, visitaram nesta terça-feira (09), a Faculdade Pitágoras, em São Luís, onde conheceram as instalações da Farmácia Universitária, sendo recebidos e acompanhados pela Diretoria da instituição e a coordenadora do curso de Farmácia, e Conselheira Regional, Drª Gizelli Coutinho.

Para os Diretores do CRF, a Farmácia Universitária surpreende pela sua organização, pela estrutura que respeita todos os parâmetros obrigatórios, com farmacêutico responsável, e um olhar diferenciado na formação de futuros profissionais farmacêuticos. “Estamos muito felizes com o convite da Faculdade Pitágoras, pela recepção da Drª Gizelli, da Drª Luciana Protázio, e dos diretores da instituição, na oportunidade que nos colocamos à disposição para colaborar com os eventos acadêmicos farmacêuticos”, disse a secretária Kallyne.

O presidente do CRF-MA, Dr Carlos Toledo, apresentou os serviços do sistema CRF e CFF, como uma forma de estreitar o relacionamento com as instituições. “Já visitamos a Facimp, o Instituto Florence, e agora conhecemos a estrutura do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, fortalecendo as parecerias, e também orientando os egressos ao mercado de trabalho, principalmente quanto aos princípios da Ética e Legislação Profissional.

O CRF-MA, por meio de seus Diretores, Dr Carlos Toledo (presidente), Dra Kallyne Bezerra (secretária geral), e o coordenador do NEP, Dr João Leite, entregaram o convite oficial da 4ª Corrida Troféu Profº Antônio Benedito de Oliveira, ao homenageado, Profº Benedito, ou ABO, como é mais conhecido, na sua residência, em São Luís. 
Profº ABO é o primeiro Farmacêutico registrado no CRF-MA e entregará os troféus aos vencedores da corrida, no dia 14 de outubro, na Avenida Litorânea.

Emocionado, profº Antônio Benedito, se disse muito feliz em estar sendo homenageado em vida. Tão logo, o presidente do CRF-MA, e a Diretora Secretária, relebraram a sua grande contribuição na universidade para a formação de inumeros farmacêuticos maranhenses. 

Inscreva-se!✔️
www.eucorromais.com.br

Quinta, 04 Outubro 2018 15:41

CRF autua estabelecimentos em Caxias e Timon

Escrito por

Fiscais do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão, realizaram de 25 a 30 de setembro, a primeira fiscalização às farmácias e drogarias das cidades de Caxias e Timon. Na operação, realizada durante o dia e à noite, foram encontradas várias irregularidades nos estabelecimentos em descumprimento ao TAC da Assistência Farmacêutica, tendo como infração mais praticada, a ausência de farmacêuticos durante o horário de funcionamento.

O CRF, através do setor de Fiscalização, tem reforçado as inspeções às farmácias e drogarias, no sentido de que os estabelecimentos ofereçam ao usuário do medicamento a Assistência Farmacêutica Plena, e, conjuntamente com as Promotorias de Justiça, por meio das Comarcas do interior, e sindicatos e associações dos proprietários de estabelecimentos farmacêuticos, vêm trabalhando para a implantação do TAC em vários municípios.

Assinaram recentemente o TAC da AF, as cidades de Timon, Igarapé Grande e Bernardo do Mearim. “O objetivo dessa inspeção foi averiguar se as farmácias e drogarias se adequaram e ajustaram os horários durante o período de vigência do TAC, que desde o dia 1º de agosto, migrou para a Assistência Farmacêutica Plena”, esclareceu o farmacêutico Fiscal, Onassis Caetano.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão participa, em Imperatriz, nesta sexta-feira (28), e no final de semana, de uma agenda em comemoração pelo Dia Internacional do Farmacêutico -  25 de setembro. A diretora Secretária Geral do CRF, Drª Kallyne Bezerra está na cidade representando a instituição, celebrando parcerias e ministrando palestras.

Nesta manhã, o CRF participou da ação social promovida pelos acadêmicos de Farmácia da Faculdade Pitágoras, que atenderam ao público com uma variedade de serviços rápidos em saúde, entre eles, aferição da pressão arterial, glicemia, e orientação farmacêutica. Em seguida a Drª Kallyne proferiu palestra sobre o “Uso Correto das Plantas Medicinais”, numa roda de conversa com idosos do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, do bairro Bacuri.

Ainda na manhã de hoje, foi celebrada a parceria com a Marinha do Brasil de Imperatriz, para a realização de ciclos de palestras para as comunidades do entorno da base, e demais bairros, sobre Fitoterapia e Assistência Farmacêutica, e todos os cuidados relacionados à prevenção da saúde de mulheres, homens e da pessoa idosa.

A diretora Kallyne anunciou que este é o início de vários ciclos que serão realizados até o final do ano, em parceria com instituições públicas e privadas na orientação sobre o uso das plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento de patologias.

As comemorações pelo Dia Internacional do Farmacêutico serão concluídas neste sábado (29), na faculdade Facimp/Wyden, com o “I Ciclo de Palestras em Plantas Medicinais e Fitoterápicos”, ministrado pela Drª Kallyne Bezerra.

O CRF-SP sedia nesta quinta e sexta-feira, 13 e 14 de setembro, o primeiro encontro dos presidentes do Conselho Federal de Farmácia e Conselhos Regionais de Farmácias do Brasil. Com o tema “trabalhando na excelência da gestão vamos construir juntos”, participam os presidentes e representantes dos conselhos de todas as regiões do país.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão, Dr. Carlos Toledo está participando do encontro, juntamente com o diretor Tesoureiro, Dr. Fabrício Torres, e o assessor Jurídico, Dr. Pedro Soeiro.

Na abertura do evento, Toledo destacou que este momento é oportuno para uma agenda permanente de discussões de tratativas relacionadas a gestão dos CRF, juntamente com os demais presidentes de outros Estados. “Levaremos essa experiência de extrema relevância à nossa assessoria e demais Diretores para tratarmos demandas em comum e traçarmos experiências que nos encaminharão às melhores decisões e à implantação de melhores procedimentos para as nossas rotinas de trabalho de forma eficiente”, disse.

Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, o evento é de extrema importância para demonstrar que muitos dos desafios enfrentados pelos farmacêuticos são parecidos em todos os estados e que, unidos, os conselhos têm mais forças para buscar soluções e fortalecer a profissão.

“É uma honra receber os presidentes em São Paulo. É a primeira vez que conseguimos reunir um número tão grande de presidentes de conselhos para discutir assuntos pertinentes à profissão e que dizem respeito a nós, gestores. Era necessário alinhar informações e, neste sentido, está sendo muito produtivo. Acredito que vamos tirar muitas ações conjuntas para ajudar o sistema”, afirmou.

 

Fonte: comunicação CRFSP | Adaptação comunicação CRFMA

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão continua com investidas junto as cidades maranhenses para a implantação da Assistência Farmacêutica Plena. No dia 20, deste, aconteceu a reunião para tratativas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para as cidades de Igarapé Grande e Bernardo do Mearim, na presença do Promotor de Justiça, João Viana dos Passos Neto, do Farmacêutico Fiscal, Dr. Flávio Matos, do Assessor Jurídico do CRF, Dr. Pedro Soeiro, e de proprietários de farmácias e drogarias.

O TAC tem por finalidade ampliar a Assistência Farmacêutica prestada pelas farmácias comerciais nos respectivos municípios, em todo o horário de funcionamento, conforme determina as Leis Federais 13021/14 e 5991/73 - Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária, respectivamente.

Durante a reunião ficou acordada a Assistência Farmacêutica, em vigência, de 6 horas para os estabelecimentos que assinarão o TAC, e ainda a regularização das empresas que estão funcionando irregulares ou ilegal junto ao CRF-MA, até a data 01 de janeiro de 2019, e implantação da AF Plena, em 01 de janeiro de 2020, sob pena de interdição.

O assessor jurídico de CRF-MA, Dr. Pedro Soeiro, reforçou que a legislação é antiga e que os proprietários de farmácias e drogarias dos dois municípios têm um prazo de até seis meses para providenciarem a regularização dos estabelecimentos junto ao conselho.

Na oportunidade, os proprietários de estabelecimentos farmacêuticos presentes na reunião, receberam orientações sobre os serviços de regularização de firmas junto ao CRF-MA, repassadas pelo assistente administrativo, Maurício Alencar.

Mais - No dia 1º de agosto entrou em vigor, na cidade de Timon- MA, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece a Assistência Plena nos estabelecimentos farmacêuticos do município. O TAC atende ao crescente número de farmácias e drogarias em funcionamento, na medida em que foi observada também, um número insuficiente de farmacêuticos nesses estabelecimentos.

O Conselheiro Federal de Farmácia Suplente, Dr. Francisco Handson, foi indicado pelo Conselheiro Federal Efetivo, Dr. Marcelo Rosa, e o presidente do CFF, Dr. Walter Jorge, para compor o Grupo de Trabalho em Vigilância Sanitária. Sua atuação no GT será num minucioso trabalho de análise da legislação sanitária em vigor, realizando uma interface com a agência de vigilância para a resolução de problemas de fiscalização, sistema de informação, e outras normativas da ANVISA.

Para o Conselheiro Federal de Farmácia pelo Maranhão, Dr. Marcelo Rosa, “a abertura desse espaço para o suplente é uma demonstração do novo momento do CRF e CFF e seus pares, uma vez que teremos um representante da região sul participando das atividades do Federal”.

O Conselheiro Dr. Handson disse que “essa é uma oportunidade de aprender, discutir e propor melhorias, uma vez que as leis não são estáticas e devem se adequar à profissão farmacêutica. Agradeço a indicação do Conselheiro Federal Dr. Marcelo Rosa e do presidente do CFF, Dr. Walter Jorge, para integrar essa comissão”.

Francisco Handson é Farmacêutico em atividades na cidade de Imperatriz, já atuou com Coordenador Municipal de Vigilância em Saúde, e, atualmente, é Coordenador do CAPS Saúde Mental, e professor universitário.

O Plenário do CRF-MA concedeu homenagem ao Conselheiro Regional, Dr. Ronaldo Tomaz de Aquino, pelos relevantes serviços prestados à instituição e à Farmácia, na cidade de Imperatriz, durante a 8ª Reunião Plenária, no dia 24 de agosto. Dr. Ronaldo Aquino recebeu uma placa de honra ao mérito em celebração aos 16 anos de atuação como Conselheiro Regional de Farmácia, quando parte deles, exerceu o cargo de vice-presidente do CRF.

 
Pagina 1 de 38

Eventos e Cursos

       1-simposio-de-farmacia-hospitalar

Sede CRFMA

Rua Faveiros, Quadra. B, número 7 - São Francisco São Luís - MA CEP:65076-140.

Fone:
(+55 98) 2107-3850/2107-3851
Fax:(+55 98) 2107-3852

Atendimento ao público:
Segunda à sexta das 9h às 17h.

Seccional Imperatriz

Rua Alagoas, nº 516, Centro de Imperatriz.

Fone/Fax:
(+55 99) 3221-8981 e 3221-8989

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta 8h às 12h e das 14h às 18h.

Seccional Balsas

Av. Catulo, n. 170 Equatorial Shopping Center, 2º Piso - Sala 17, Balsas-MA CEP: 65800-000.

Fone:
(+55 99) 3541 3891

Atendimento ao público: 
Segunda à sexta das 14h às 18h.

Twitter Twitter

 

Facebook Facebook

 

RSS RSS

 

YouTube YouTube